A.R.L.S. Berço dos Bandeirantes 692

Oriente de Santana de Parnaíba SP

G.L.E.S.P.


Visite o Site da G.L.E.S.P.

www.glesp.com.br


Fundação da A.R.L.S. Berço dos Bandeirantes 692.
Oriente de Santana de Parnaíba - São Paulo

Em meados de setembro de 2008, irmãos maçons, homens livres e de bons costumes, imbuídos na trilogia: Igualdade, Fraternidade e Liberdade, vislumbrando oportunidades em contribuir na construção da ordem moral e de uma sociedade de homens de bem, se reuniram na casa do ir. Oswaldo Port Junior, na Alameda Badejo, 260, bairro de Alphaville, município de Santana de Parnaíba - São Paulo para realizar a primeira reunião preliminar em propor a fundação de uma nova Loja Maçônica.

Nesta importante reunião ainda preliminar, com a presença dos Irmãos: Oswaldo Port Junior, Willian Saba Chuji, Jose Gilberto Fullador, Jose Oliveira da Silva, Aristides Pessuto, Cesar Luis do Nascimento Santos e Jorge Roberto Gervai, foi dado o primeiro passo para a formação de uma Loja Justa e Perfeita.

A principio os irmãos presentes se manifestaram que a nova Loja, teria entre vários outros objetivos, a formação de valorosos homens de bem em Irmãos maçons na pratica dos ideais da bondade, honestidade, tolerância, verdade e no mútuo entendimento na prática da modéstia, respeito e humildade.

Em sua fase ainda embrionária, porem com seus objetivos traçados, o grupo de Irmãos deu continuidade a legalização da formação da Nova Loja, comunicando e alinhando aos propostos da Grande Loja do Estado de São Paulo (GELSP) a fim de tornar-se uma Loja Perfeita e em sintonia com a Sublime Ordem na mais nobre vocação: Tornar Feliz a Humanidade.

Outras reuniões foram realizadas já com a participação de vários outros irmãos oriundos de outras lojas coirmãs, todos com os mesmos anseios e objetivos e ávidos pela cultura maçônica.

Etapas ao longo do tempo foram vencidas, e uma das principais foi à escolha do nome que se daria a Nova Loja. Com a liberdade dada aos irmãos fundadores, foram propostos viários nomes, sendo um dos nomes sugerido pelo irmão Willian Saba que ao clamor de unânime consenso foi o escolhido o nome “BERCO DOS BANDEIRANTES”, em homenagem a cidade de Santana de Paranaíba que em sua tradicional história figura como cidade iniciada por Bandeirantes os quais a tinham como seu berço, onde importantes desbravadores que por aqui se estabeleceram.

Diante de tão importante justificativa e aderente aos objetivos propostos como base de sua fundação e por clamor de todos os irmãos fundadores, foi oficializado no nome que seria dado a Nova Loja: “BERCO DOS BANDEITRANTES”.

Assim para gáudio da dedicação ao trabalho profícuo dos irmãos da Loja, e por aprovação do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo - GLESP foi outorgada a emissão e concessão da “Carta Constitutiva Provisória” em 04 de março de 2009.

Na dedicação incansável dos irmãos fundadores e outros irmãos que somaram suas forças, culminou com a abertura oficial da Loja Berço dos Bandeirantes - 692 que hoje se podem observar em suas fileiras sessões na prática de seus objetivos, sua notória importância aclamada pelos irmãos visitantes.

Hoje a Loja Berço dos Bandeirantes - 692 em seu sugestivo nome apropriado a região histórica, nascente do desbravamento do homem de bons costumes e na procura da verdade, podemos vislumbrar o futuro promissor que a ela reserva alicerçada em seus mais profundos objetivos maçônicos.

Texto elaborado pelo Irmão. Oswaldo Port Junior.
Membro Fundador.